Batuque

Religiosidade e Espiritualidade

Modalidade religiosa afro-gaúcha, derivada de fontes jeje-nagôs. É também chamada de “Pará”, corrupção de “Bará”, entidade correspondente ao Exu do candomblé. 

Seus primeiros passos ocorrem na década de 1830, entre Rio Grande e Pelotas, chegando à capital da então província de São Pedro do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, na segunda metade do século, e seu formato vem do conjunto de grupos étnicos escravizados na região, em uma forma simbólica de resistência ao cativeiro[1]. Daí a divisão das vertentes em “nações”, tais como: Cabinda, do território angolano; Ijexá e Oió, reinos iorubá na atual Nigéria, esta (Oyo) tida como a linhagem mais antiga; Jeje, alusão ao antigo Daomé, cujo criador teria sido o africano Custódio Joaquim de Almeida, o “Príncipe de Ajudá” ou “Príncipe Custódio de Xapanã”, personagem que chegou à província em 1864, fixando-se seguidamente em Rio Grande, Bagé e, em 1899, na capital [2]. Entre sacerdotes e sacerdotisas destacam-se ainda Andreza Ferreira da Silva, da nação Oyó; Manuelzinho de Xapanã, da nação Cabinda, depois migrada para o Jeje; Joãozinho do Bará, tido como o pioneiro na expansão do batuque até a região do Prata, entre outros[2]. 

O batuque tradicional cultua doze orixás – Bará, Ogum, Iansã ou Oiá, Xangô, Odé, Otim, Ossanha, Xapanã, Obá, Oxum, Iemanjá e Oxalá –, invocados e louvados através de cânticos interpretados conforme o modelo clássico jeje-nagô, mas com algumas peculiaridades, como os tambores do tipo “ilu”, cilíndricos e encourados nas duas superfícies. 

Com o tempo, o batuque assimilou elementos laicos da cultura local, como as bombachas, usadas por alguns babalaus, chefes de culto; a polenta italiana servida como alimento de Oxum; o churrasco, de Ogum etc.

 

[1] CORRÊA, Norton F. O batuque do Rio Grande do Sul: uma visão panorâmica. In: TRIUMPHO, Vera (org.)Rio Grande do Sul: aspectos da negritude: Martins Livreiro-Editor. Porto Alegre, 1991, p. 145-166.

[2] SCHERER, Jovani; WEIMER, Rodrigo de Azevedo. No refluxo dos retornados: Custódio Joaquim de Almeida, o príncipe africano de Porto Alegre. Porto Alegre: Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul – APERS, 2021.

[3] ORO, Ari Pedro. As religiões afro-gaúchas. In: Gilberto Ferreira da Silva et al (org.). RS Negro. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, p. 124-133.

Outros termos e conceitos

ver todos
  • Axé

    Vocábulo de origem iorubá usado com significados diversos, mas relacionados. Em sua acepção filosófica, designa a força que permite a realização da Vida, que assegura a existência dinâmica, que possibilita os acontecimentos e as transformações. Na onto...

    culturaReligiosidade e Espiritualidade
    Ler mais
  • Axexê

    Conjunto de rituais funerários secretos, restritos a iniciados da tradição dos orixás, celebrados por ocasião do falecimento de pessoas importantes da comunidade religiosa. Quando em honra, por exemplo, de uma ialorixá ou de um babalorixá, costumam est...

    culturaReligiosidade e Espiritualidade
    Ler mais
  • Babalaô

    Sacerdote iniciado na prática divinatória que tem por base o oráculo Ifá. Para fazer a consulta oracular, os babalaôs costumam usar dois instrumentos adivinhatórios: o opelê, uma espécie de rosário feito de fios trançados e oito metades de favas; e os ...

    Religiosidade e Espiritualidade
    Ler mais