Escrevivência como razão de ser (e estar) do fazer artístico

comunidades tradicionaisReligiosidade e Espiritualidade

O compromisso de ser e agir por meio da criatividade, em especial por meio da arte em sentido lato, foi um dos elementos centrais da mesa Kuumba: escrevivência, escrita dramatúrgica e o fazer artístico, que compôs a programação do segundo dia do Festiv...

Escrevivência como razão de ser (e estar) do fazer artístico
Maria Leonor de Calasans

O compromisso de ser e agir por meio da criatividade, em especial por meio da arte em sentido lato, foi um dos elementos centrais da mesa Kuumba: escrevivência, escrita dramatúrgica e o fazer artístico, que compôs a programação do segundo dia do Festival Kwanzaa-Escrevivência.

A roda de conversa, que contou com mediação de Jé Oliveira, é ator, diretor, dramaturgo, cientista social, fundador do grupo Coletivo Negro e diretor convidado na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD-US), teve a seguinte composição:

 

  • Alessandra Augusta Lima dos Santos, atriz, produtora cultural e pesquisadora de temas como teatro negro, feminismo, ancestralidade e dramaturgia autoral;
     
  • Beatriz Nauali do Nascimento Alves, atriz, dramaturga, produtora cultural, pesquisadora em artes cênicas e fundadora e membro do Pra Quê? Grupo de Teatro;
     
  • Kétila Araújo, mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Acre (Ufac), artista plástica no Flor Preta Ateliê e integrante cofundadora do Coletivo Tempo de Teatro.

 

Realizar e encenar para superar a dor

Alessandra Augusta Lima dos Santos abordou, durante a mesa, falou sobre sua pesquisa, cujo foco está na valorização de mulheres negras. Um dos pontos de partida foi a sua própria trajetória como atriz - especificamente sobre por que sempre lhe cabia interpretar personagens em situação de vulnerabilidade social e em postos de subalternidade.

Esse fato, que resultava na retroalimentação de estereótipos, a motivou a escrever a obra dramatúrgica Pele Negra, Lousa Branca, inspirada nas histórias de sua mãe e avó, mulheres negras que viveram submetidas à violência em âmbitos trabalhista e doméstico. “Escrevo essa dramaturgia com essa finalidade, mas com o objetivo maior de pensar uma história de felicidade, lazer e conforto para as minhas ancestrais - o que não foi possível para elas viverem em vida”, pondera.

Um ponto central para a pesquisadora consiste em considerar aspectos inerentes à realidade em que ela e suas ancestrais estiveram, mas sem abordá-la de modo acrítico. “Entendo a dor e o sofrimento, passada pela ancestralidade, como uma forma de potência, uma mola, na qual piso e me alavanco. Entendo que eu talvez seja uma realização da minha mãe: sou a única filha de uma família de sete crianças, que chegou ao ensino superior.”

 

+ Assista aos debates do dia 2 do Festival Kwanzaa-Escrevivência

+ Confira os diálogos do primeiro e terceiro dias do Festival Kwanzaa-Escrevivência

+ Saiba como foi a aula magna de Conceição Evaristo na abertura do Festival Kwanzaa-Escrevivência

“Entendo a dor e o sofrimento, passada pela ancestralidade, como uma forma de potência, uma mola, na qual piso e me alavanco. Entendo que eu talvez seja uma realização da minha mãe.”

 

 

Do corpo-documento à dramaturgia

Beatriz Nauali, por sua vez, falou sobre sua pesquisa, na qual, a partir dos conceitos de Conceição Evaristo - escrevivência -, Beatriz Nascimento - corpo-documento - e Audre Lorde, a partir dos usos da raiva. Por meio da pesquisa, ela se propôs a analisar como o corpo-documento se transcria em corpo-dramaturgia.

Esse foi o ponto de partida para pesquisar também obras da atriz e cineasta Grace Passô e da atriz, pesquisadora, produtora cultural e poeta Roberta Estrela D’Alva. Ao considerar o marcador racial para além de dado dramatúrgico, a articulação de sua pesquisa com as teorias de Audre Lorde, em especial sobre os usos da raiva.

“Ela fala que a raiva precisa ser reconhecida como uma parte da mulher [negra], para ela conseguir sobreviver. Audre Lorde dirá que elas têm convivido com a raiva há muito tempo, criando uma sinfonia da raiva, pois essas mulheres, durante toda a vida, aprendem a construir estratégias harmônicas para essa raiva não matá-las”, pondera. “O que interessa é entender a orquestração sinfônica da raiva como analogia para um processo litúrgico.”

 

Valorizar infâncias negras

Kétila Araújo desenvolve o seu trabalho com foco na formação racial em crianças. O ponto de partida para a sua atuação profissional - e para o desenvolvimento de sua pesquisa de memória - teve como fio condutor a sua própria infância, a começar pelo fato de ela ter sido uma criança e adolescente negra que foi condicionada a não se reconhecer como tal. O processo de autodescoberta veio à tona somente aos 21 anos, quando uma amiga lhe falou que achava que ela era negra. “Eu, muito cismada, me perguntei sobre isso por um tempo e como isso me afetava. Isso causou - e causa até hoje - muitas inquietações”, relata.

A partir de seu processo de autodescoberta racial, Kétila passou a atuar por meio da contação de histórias, com foco em atendimentos para crianças de escolas privadas - na maioria brancas - e públicas - majoritariamente negras - em Rio Branco (AC). E esse ponto a fez perceber diferenças comportamentais entre ambos os grupos. “As brancas, mesmo não conhecendo o espaço, sentiam-se à vontade para expor seus sentimentos para ocupá-lo - havia sensação de pertencimento, mesmo se o espaço fosse desconhecido. No caso de crianças negras, em contrapartida, os olhares eram de curiosidade e desconfiança. Idem na expressão corporal: comecei a olhar para isso e pensar em infâncias negras a partir daí."

Em âmbito acadêmico, isso a motivou a focar a pesquisa para ser um contraponto da negação da negritude na infância - “pensei que se nos ensinam a nos odiarmos, quero ensinar essas crianças a se amarem”, destaca. Já no dia a dia com crianças, o trabalho com a educação racial é realizado por meio de processos artísticos, os quais ela chama de encantações - ou seja, união de “encontro” com ação” -, em que a relação com o tempo tem espaço central.

“Quando uma criança vai brincar, ela não tem hora marcada para começar ou acabar. A noção temporal que trago para as encantações é de que se trata de suspensões no tempo cotidiano e podem ser entendidas também como encontros preenchidos por contações de histórias, as quais trazem narrativas negras para o centro e brincadeiras e músicas de origem africana”, finaliza.

Notícias relacionadas

ver todas
Exibindo itens 1 a 3 de 4.
  • Milton Santos, 100 anos: quais ensinamentos e legado o intelectual nos deixa para a construção de novos horizontes sociopolíticos?
    Marcelo Escobar

    Institucional

    Milton Santos, 100 anos: quais ensinamentos e legado o intelectual nos deixa para a construção de novos horizontes sociopolíticos?

    Milton Santos teve papel fundamental para mudarmos o modo como estudamos e compreendemos a geografia. Mais do que isso: sua obra é um farol para a construção de novos horizontes políticos que tenham território, equidade e fortalecimento do tecido democ...

    30/04/2026

    Ler mais
  • É necessário criar metodologias para enfrentar o racismo dentro das instituições privadas e públicas - Entrevista com Maria Malcher
    Foto: Grazielle Salgado (@eyes.grazi)

    Institucional

    É necessário criar metodologias para enfrentar o racismo dentro das instituições privadas e públicas - Entrevista com Maria Malcher

    Promoção da autoestima coletiva da população negra frente ao longo histórico de racismo institucional e estrutural, luta pela cidadania plena e formação para qualificar pessoas em processos decisórios. Esses são os três eixos de atuação do Centro de De...

    29/08/2025

    Ler mais
  • 20 anos do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo: duas décadas de valorização da ancestralidade e de construção de horizontes para o futuro
    Alice Jardim

    Institucional

    20 anos do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo: duas décadas de valorização da ancestralidade e de construção de horizontes para o futuro

    A sensação que se tem ao visitar o acervo do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo é de estar em um pêndulo constante entre o passado e o futuro. Ao parafrasear Nêgo Bispo (1959-2023), é como se fosse um exemplo vívido do conceito de começo, meio e começo. ...

    25/10/2024

    Ler mais
  • Plataforma Ancestralidades entrevista Iêda Leal
    Foto: Rithyele Dantas

    Institucional

    Plataforma Ancestralidades entrevista Iêda Leal

    Quando se fala na luta antirracista e em ações voltadas à promoção da equidade racial no Brasil, uma organização que logo vem à mente é o Movimento Negro Unificado (MNU). Criado há 45 anos, durante emblemático ato público realizado em 7 de julho de 197...

    27/06/2023

    Ler mais